Georg Diederichs (1900-1983), Político

Georg Diederichs (1900-1983), Político

 

Georg Diederichs

Georg Diederichs foi um político alemão do SPD, membro do parlamento estadual da Baixa Saxónia, Ministro Social, Primeiro-ministro e um dos pais da Lei Básica da República Federal da Alemanha (RFA). Na época do nacional-socialismo, Diederichs passou mais de um ano na prisão e num campo de concentração (Esterwegen) como lutador da resistência.

Em 1918, Diederichs completou um estágio de dois anos como farmacêutico na farmácia do seu pai. A partir de 1922, estudou ciência política e economia, bem como farmácia em Göttingen. Formou-se em farmacêutica em 1924 e, em 1926, concluiu o curso de economia.

No mesmo ano, Diederichs iniciou as suas actividades políticas como membro do Partido Democrático Alemão (DDP) e foi membro da organização de protecção republicana “Reichsbanner Schwarz-Rot-Gold”, mas mudou para o Partido Social Democrata da Alemanha (SPD) em 1930. Durante a época do Terceiro Reich, apoiou colegas estudantes e estudantes corporativos materialmente e organizacionalmente e foi acusado pelo estado de “continuação não autorizada do partido”. Passou um ano na prisão de Fuhlsbüttel. Seguidamente foi internado no campo de concentração de Esterwegen durante vários meses. Foi graças ao empenho do seu patrão à época que Diederichs foi libertado do campo de concentração. Diederichs mudou-se para Berlim. De 1939 a 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, foi soldado da Wehrmacht (Forças Armadas da Alemanha Nazi), incluindo três anos na Frente Oriental. Serviu como soldado no serviço médico. O seu posto mais alto foi o de sargento.

Após a guerra, Georg Diederichs foi nomeado Presidente da Câmara da sua cidade natal, Northeim, pelas forças de ocupação britânicas em Outubro de 1945. Naquela época, o cargo ainda estava vinculado ao cargo de director administrativo. Quando as funções de Presidente da Câmara e director da cidade foram separadas, em Janeiro de 1946, Diederichs decidiu-se pelo cargo honorário de Presidente. No entanto, rapidamente se voltou para a política estadual e foi eleito membro do parlamento estadual da Baixa Saxónia em 1947.

De 1948 a 1949 foi membro do órgão constituinte, o Conselho Parlamentar, envolvido na elaboração da Lei Básica da República Federal da Alemanha. Foi eleito para este órgão pelo parlamento estadual da Baixa Saxónia. Diederichs actuou como vice-presidente dos comités de lei eleitoral e estatutos de ocupação. Participou da primeira lei eleitoral para a eleição para o “Bundestag” (Parlamento) e contribuiu significativamente para a proposta de compromisso de um sistema de representação proporcional personalizado sobre a polémica questão da lei eleitoral.

De 1947 a 1955, Diederichs foi vice-presidente do grupo parlamentar do SPD no parlamento estadual da Baixa Saxónia. De 1952 a 1955, Diederichs foi presidente do comité para a administração interna e teve uma influência decisiva na reformulação da constituição municipal da Baixa Saxónia. A partir de 1955 foi vice-presidente do Parlamento do Estado. Em 1957, foi Ministro de Assuntos Sociais da Baixa Saxónia e Primeiro-ministro da Baixa Saxónia. Durante a década de 1950 foi um dos oponentes declarados da energia nuclear no SPD.

É graças ao trabalho decisivo de Diederich que a Concordata entre a Igreja Católica e o Estado da Baixa Saxónia surgiu em 1965, o que foi particularmente polémico no seu próprio partido.

Diederichs foi, ainda, presidente da Cruz Vermelha na Baixa Saxónia. Georg Diederichs morreu em Laatzen em 1983. O seu túmulo encontra-se no cemitério da cidade de Northeim.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Estados Antigos Alemães