Gustav Heinrich Kirchenpauer (1808-1887), Político

Gustav Heinrich Kirchenpauer (1808-1887), Político

 

Gustav Heinrich Kirchenpauer

Gustav Heinrich Kirchenpauer foi advogado, jornalista, naturalista e o primeiro Presidente da Câmara de Hamburgo.

Gustav Heinrich Kirchenpauer descendia da família boémia Kirchenpauer von Kirchdorff, que foi enobrecida em 1539.

Kirchenpauer foi para Hamburgo como comerciante. Quando se estabeleceu em Hamburgo, em 1640, renunciou ao título de nobreza.

Além do seu trabalho jurídico, trabalhou como jornalista. Elaborou numerosos memorandos nos quais defendia o livre comércio e publicou a revista de Hamburgo para política, comércio e direito comercial publicada por Hoffmann e Campe.

Durante o incêndio de Hamburgo em 1842, muito se lhe deve no facto do novo prédio da bolsa de valores, onde também se localizava a “Commerzdeputation”, ter sido salvo. Kirchenpauer logo se evidenciou como uma das principais figuras da comissão criada após o incêndio para reconstruir a cidade. Para a Sociedade Patriótica, para cuja cadeira foi eleito em 1842, escreveu vários memorandos para melhorar a administração.

O Senado enviou-o à Comissão de Navegação do Elba quando estava a negociar a “Lei Adicional”, sobre a revisão da Lei de Navegação do Elba que foi aprovada em 13 de Abril de 1844. Em 1849 foi membro da chamada “Comissão Neuner”, que foi comissionada pelo Senado após o ano revolucionário de 1848 para examinar os projectos apresentados pela Assembleia Constituinte de Hamburgo, para uma nova constituição para a Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo.

De 1858 a 1864 Kirchenpauer serviu como oficial de justiça em Ritzebüttel a seu próprio pedido. Durante os seis anos que permaneceu em Ritzebüttel, Kirchenpauer encontrou muito tempo para os estudos de história natural. De regresso a Hamburgo, os seus interesses científicos continuaram. As publicações da pesquisa do autodidacta atraíram tanta atenção entre os especialistas que, em 1875, Kirchenpauer foi eleito para a “Leopoldinisch-Carolinische Deutsche Akademie der Naturforscher” (Sociedade Erudita Leopoldina). Kirchenpauer legou as suas colecções de história natural ao Museu de História Natural de Hamburgo.

Desde 1867, que Kirchenpauer passou a representar Hamburgo no Conselho Federal da Confederação da Alemanha do Norte. Em 1868, Kirchenpauer tornou-se o segundo Vice-Presidente da Câmara pela primeira vez, ao que se seguiu o cargo de Presidente da Câmara em 1869. Entre 1871 e 1887 assumiu por diversas vezes o cargo de Presidente ou de Vice-Presidente até à sua morte, em 1887.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Estados Antigos Alemães