Gustav Albert Werner foi um pastor protestante e fundador da Fundação Gustav Werner.
Gustav Werner era o mais velho de seis filhos do director financeiro de Reutlingen, Johannes von Werner, e da sua esposa, Friedericke Christiane. De 1815 a 1817 viveu com os seus avós em Münsingen, depois foi viver com o seu tio em Göppingen. De 1823 a 1827, Gustav Werner completou o Seminário Evangélico (escola secundária) no Mosteiro de Maulbronn e estudou teologia na Abadia de Tübingen de 1827 a 1832. Foi leccionar para Estrasburgo como professor particular, altura em que tomou conhecimento da obra da vida diaconal social de Johann Friedrich Oberlin, que tomou como modelo.
Em 1834, Werner foi vigário em Walddorf, onde fundou a primeira unidade de resgate de crianças órfãs. Werner angariou doações para esta instituição a organizar palestras, tendo entrado em conflito com a liderança da igreja. Em 1840, Gustav Werner mudou-se com dez filhos e dois ajudantes para um apartamento de 5 quartos, chamado Gottes-Hilfe, em Reutlingen, onde fundou uma “casa de resgate”. Em 1848, já eram cerca de 80 os órfãos ao seu cuidado.
Em 1855, a instituição foi inicialmente chamada de “Bruderhaus”, passando a chamar-se após a escritura da mesma, por Fundação Gustav Werner, em 1881. Três anos antes da sua morte, Gustav Werner foi nomeado cidadão honorário da cidade de Reutlingen, em 1884.