Castelo Hasegg em Solbad Hall (Burg Hasegg in Solbad Hall)

Castelo Hasegg em Solbad Hall (Burg Hasegg in Solbad Hall)

 

Solbad Hall

Solbad Hall, também denominada Solbad Hall in Tirol, Hall in Tirol, ou Hall, é uma cidade localizada no distrito de Innsbruck, estado do Tirol, Áustria. Encontra-se situada ao longo das margens do Rio Inn, a Leste de Innsbruck.

A denominação “Hall” foi inicialmente conhecida como salina (saltern), situada nas proximidades do castelo Thaur, em inscrições que datam de 1232. O nome actual data de 1256, semelhante a “Halle”, “Schwäbisch Hall” ou “Hallstatt” referindo-se à palavra celta que designa o sal.

A mina de sal, localizada em Absam, no Vale de Hall a Norte da cidade, é, desde o século XIII, a principal indústria da cidade e arredores.

A importância do sal também é exibida no brasão de armas, com a exibição de dois leões a segurar um barril de sal. O sal foi exportado para a Suíça, a Floresta Negra, e para o vale do Rio Reno.

Em 1303 Hall foi elevada a cidade. Os direitos que a acompanharam, bem como os negócios associados à negociação de Hall, nos rios Inn e Danúbio, transformaram-na na principal líder de mercado a Norte do Tirol. O seu desenvolvimento sofreu um grave revés em 1447, quando grande parte da área mais elevada da cidade foi arrasada por um incêndio.

Em 1477 a cidade obteve o direito de cunhagem, quando a casa de cunhagem tirolesa foi transferida de Meran para Hall. Digno de registo é o facto de que, em 1486, o primeiro alto grau de moeda em prata, o Taler, precursor do dólar, foi cunhado em Hall. No século XVI, a casa da moeda em Hall também introduziu a primeira máquina de cunhagem automatizada do mundo. Hoje, uma reconstrução dessa máquina revolucionária pode ser vista no Museu da Casa da Moeda de Hall, no Castelo de Hasegg.

No século XV e XVI, Hall foi uma das cidades mais importantes do Império Habsburgo. Este período também contemplou a construção de muitas das igrejas, mosteiros e conventos que até agora moldam a aparência da cidade. Hall é, actualmente, a cidade mais antiga e intacta do território Ocidental da Áustria.

Durante a Monarquia dos Habsburgo foi estabelecida uma guarnição militar em Hall.

Esta, e a estação de comboios de mercadorias, foram o motivo do pesado bombardeamento durante a Segunda Guerra Mundial, que destruiu a estação, mas felizmente deixou a antiga cidade quase incólume.

Entre 1938 e 1974, a cidade chamou-se Solbad Hall. No entanto, a palavra Solbad foi retirada do nome, alguns anos após a mineração de sal ter encerrado em 1967.

 
CASTELO HASEGG
 

Burg Hasegg

Burg Hasegg, (em português: Castelo Hasegg), é um castelo, localizado na cidade de Hall, onde se localiza a Casa da Moeda.

A sua construção foi concluída logo após o ano de 1300, quando Hall rapidamente se transformou no centro do comércio e extracção de sal do Tirol. O edifício foi originalmente construído para proteger as minas de sal, a indústria naval, a ponte sobre o Rio Inn e a antiga Estrada Romana.

A casa de cunhagem de moeda do castelo foi instituída por Sigismundo, arquiduque da Áustria, em 1477.

A mais valiosa moeda de prata foi aqui cunhada pela primeira vez em 1486: usada em vários estados do Sacro Império Romano os Groschen de Ouro (Guldengroschen) eram grandes moedas em prata.

A Casa da Moeda cessou a produção em 1806, devido às Guerras Napoleónicas e à crescente falta de recursos de prata locais.

A Casa da Moeda do Castelo de Hasegg é actualmente um museu, encontrando-se aberto ao público em geral. Periodicamente fazem-se demonstrações das históricas técnicas de cunhagem.

O castelo é um exemplo da época da arquitectura pré-Gótica das fortalezas do Tirol.

Histórias de A a Z
— TEMAS RELACIONADOS —
 
Terceiro Reich
Colecção ‘Winterhilfswerk’
— FILATELIA —