Vale do Inferno na Floresta Negra  (Höllental im Schwarzald)

Vale do Inferno na Floresta Negra (Höllental im Schwarzald)

 

Schwarzwald

Schwarzwald, (em português: Floresta Negra), é a maior e mais alta cadeia montanhosa contígua da Alemanha e está localizada no Sudoeste de Baden-Württemberg. É a região turística mais importante do estado e o destino de férias mais visitado entre as baixas montanhas alemãs.

Com uma floresta densa, a Floresta Negra estende-se desde o Alto Reno, no Sul, até Kraichgau, no Norte. A Floresta Negra estende-se de Norte a Sul ao longo de 150 km, e a sua largura chega a 50 km no Sul e até 30 km no Norte.

Com 1.493 m de altitude, o “Feldberg”, ao Sul da Floresta Negra é o pico mais alto da montanha. O “Herzogenhorn” (1.415,6 m) e o “Belchen” (1.414,2 m) também estão localizados na parte Sul. Em geral, as montanhas da parte Sul da Floresta Negra são mais altas do que as da parte Norte.

A Floresta Negra é principalmente rural, com muitas aldeias espalhadas e algumas cidades grandes. A tradição e os costumes são celebrados em muitos lugares na forma de festividades anuais.

 
VALE DO INFERNO NA FLORESTA NEGRA
 

Höllental im Schwarzwald

Höllental im Schwarzwald, (em português: Vale do Inferno na Floresta Negra), é um vale profundo, como um desfiladeiro, no estado de Baden-Württemberg na Alemanha. O vale, que tem cerca de 9 km de comprimento, está localizado na parte Sul do “Parque Natural do Sul da Floresta Negra”, a cerca de 18 km a Sudeste de Freiburg im Breisgau entre Hinterzarten e Buchenbach – Himmelreich. A parte Ocidental mais estreita do vale pertence a Buchenbach, a parte Oriental de Breitnau.

O Höllental é um dos vales da Floresta Negra que corta a linha de cume assimétrica das montanhas, desde o cume Oriental em forma de planalto até à íngreme encosta Ocidental. O vale encontra-se no curso do “Bonndorfer Graben” (sistema de fenda tectónica de tendência Sudeste-Noroeste a Leste-Oeste na borda Leste da Floresta).

Abaixo das bacias do vale do alto Hinterzarten, a auto-estrada Federal 31 serpenteia em curvas parcialmente espectaculares, conhecidas como “Kreuzfelsenkurve”, em direcção à cabeça do antigo vale glacial.

No início, o caminho mais importante para as carruagens efectuava-se mais a Norte. Desde pelo menos o século XII, a “Falkensteige”, uma estrada construída pelos Zähringers entre Freiburg im Breisgau e Donaueschingen, passou pelo que era então conhecido como “Falkensteiner Tal”, o que hoje é o Höllental. Na saída da garganta, o caminho estava protegido pelo Castelo de Falkenstein, construído pela família von Falkenstein.

A opinião generalizada de que a estrada foi feita apenas para a jornada nupcial de Maria Antonieta é exagerada. Essa expansão foi apenas uma questão de melhorias directamente efectuadas no desfiladeiro e alguns reparos cosméticos que ocorreram entre 1769 e 1770. A garganta do Höllental já tinha sido generosamente expandida, em 1638, por 2.000 soldados franceses. O Vale Falkensteiner voltou a ficar famoso após a retirada das tropas francesas do General Moreau em 1796, como Val d’enfer (Vale do Inferno), nome que permanece até hoje.

Já em 1691, Leopold I referiu-se à estreiteza do vale como o inferno quando pensou em defender as travessias da Floresta Negra.

O Höllentalbahn, comboio de dois andares que cruza a Floresta Negra de Oeste para Este, viaja pelo desfiladeiro desde 1887.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Segunda Guerra Mundial
— FILATELIA —