
Hugo Haase
Hugo Haase foi um socialista alemão que desempenhou um papel importante no primeiro ano da República de Weimar. Foi o fundador e primeiro líder do Partido Social Democrata Independente (UPSD).
Haase nasceu na cidade prussiana de Allenstein, filho de um sapateiro judeu. Aluno talentoso, estudou direito em Königsberg. Interessou-se pelo marxismo e ingressou no Partido Social Democrata (SPD). Depois de servir no governo municipal, Haase foi eleito para o “Reichstag” (Parlamento) em 1897. Cumpriu dois mandatos na legislatura.
Em 1913, tornou-se co-líder do SPD ao lado de Friedrich Ebert e Philipp Scheidemann.
Quando a Grande Guerra começou, em Agosto de 1914, Haase votou inicialmente a favor dos créditos de guerra, tendo mudado rapidamente de posição. No início de 1915, foi um crítico da guerra, tanto dentro quanto fora do “Reichstag”. A posição de Haase continuou a radicalizar-se vindo a ser cada vez mais marginalizado dentro do partido. Em 1917 Haase separou-se do SPD para se tornar o fundador e o primeiro presidente de um novo partido anti-guerra, o Partido Social Democrata Independente (USPD). No final da guerra Haase voltou ao governo para contribuir para o desenvolvimento de um novo estado. A 10 de Novembro de 1918 foi nomeado co-presidente, com Ebert, do Conselho dos Deputados do Povo, um conselho de seis homens que assumiu o poder executivo do Imperador (Kaiser).
As velhas divisões políticas permaneceram. Porém, e menos de dois meses depois, Haase e outros dois ministros do USPD renunciaram ao Conselho, após autorizar uma acção militar contra marinheiros amotinados. Apesar disso, Haase e o seu partido continuaram a trabalhar com o USPD.
Em Outubro de 1919 Haase foi assassinado por um jovem atirador ao entrar no edifício do “Reichstag”. O seu assassino foi declarado louco por médicos do governo, mas os seus verdadeiros motivos são desconhecidos.