Johann Ludwig Uhland (1787-1862), Poeta

Johann Ludwig Uhland (1787-1862), Poeta

 

Johann Ludwig Uhland

Johann Ludwig Uhland foi um poeta alemão do Romantismo, estudioso de literatura, advogado e político. Uhland contribuiu significativamente para os estudos medievais, pesquisas sobre a Idade Média e foi membro do primeiro parlamento totalmente alemão, a Assembleia Nacional de Frankfurt.

Formou-se em jurisprudência pela Universidade de Tübingen, da qual também foi nomeado professor honorário de literatura alemã. Um dos seus poemas mais conhecidos é “Der gute Kamerad”, parte integrante de funerais militares das Forças Armadas da Alemanha.

Uhland iniciou a sua carreira como poeta em 1807 e 1808 e, em 1812 e 1813, escreveu poemas para o “Poetischer Almanach” e “Deutscher Dichterwald de Kerner”. Em 1815, reuniu os seus poemas num volume intitulado “Vaterländische Gedichte”, que quase imediatamente conquistou um amplo círculo de leitores. Como poeta lírico, Uhland deve ser classificado com os escritores da escola romântica. Como eles descobriu que os assuntos da Idade Média atraíam mais fortemente a sua imaginação. Uhland escreveu poemas em defesa da liberdade e, na assembleia estadual de Württemberg, desempenhou um papel destacado como um dos mais vigorosos e consistentes membros liberais.

Em 1815, Uhland foi um proeminente defensor dos antigos direitos das propriedades que terminou num acordo em 1819 sob Guilherme I de Württemberg. Uhland passou a desempenhar funções no parlamento recém-criado (Landtag) de 1819 a 1826. Em 1829 foi nomeado professor honorário de literatura alemã na Universidade de Tübingen, mas renunciou em 1833, quando o cargo foi considerado incompatível com as suas visões políticas. Em 1848 foi membro do Parlamento de Frankfurt.

Como filólogo germânico e românico, Uhland deve ser considerado entre os fundadores dessa ciência. As suas obras poéticas foram publicadas repetidamente como “Gedichte und Dramen”, enquanto o seu trabalho científico está incorporado em “Schriften zur Geschichte der Dichtung und Sage”, editado por Holland, Keller e Pfeiffer (1865-72).

Uhland morreu em 13 de Novembro de 1862 em Tübingen.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Segunda Guerra Mundial
— FILATELIA —