Karl Wilhelm Otto Lilienthal nasceu em Anklam, Província da Pomerânia, na Prússia, e foi um pioneiro da aviação Alemã que ficou conhecido como o “Rei Planador”. O engenheiro Alemão Otto Lilienthal foi o primeiro homem a lançar-se no ar, voar e pousar com segurança. Foi a primeira pessoa a executar com êxito voos planos e estabilizados.
Lilienthal estudou em Potsdam e em Berlim e recebeu uma licenciatura em engenharia mecânica pela Universidade de Berlim em 1870.
Após uma interrupção para prestar serviço na Guerra Franco-Prussiana de 1870-71, continuou com as actividades aeronáuticas.
A seguir à guerra, Otto estabeleceu a sua própria fábrica em Berlim para a produção de caldeiras e máquinas a vapor. Resistiu ao impulso de avançar para a construção de máquinas voadoras, apesar da tentação ser enorme. Primeiro dedicou-se ao estudo dos princípios da aerodinâmica e na análise dos voos dos pássaros, antes de tentar aplicar esses princípios a uma estrutura.
Depois de experimentar com ornitópteros, que eram um tipo de máquina voadora que imitava o bater das asas de um pássaro, em 1889, publicou um livro sobre o voo dos pássaros, onde descreveu as suas teorias tornando-se a publicação num dos clássicos da aviação.
Em “Der Vogelflugals Grundlage der Fliegekunst” (O Voo dos Pássaros como Base da Aviação), examinou em detalhe o tipo e a estrutura das asas dos pássaros, o método e a aerodinâmica do voo das aves, bem como a aplicação dos dados que reuniu especialmente para lidar com a área das asas e levantar o problema do voo humano. Construiu o seu primeiro planador em 1891.
Em 1892, construiu um planador mais sofisticado com tecido que cobria ambos os lados das asas. Mas Lilienthal percebeu que precisava de mais espaço para voar.
Em 1894, construiu uma colina artificial coberta com terra para guardar as suas máquinas. Precisava ainda de mais espaço para as suas experiências, bem como de um local elevado e robusto e com ventos constantes. Iniciou-os nas montanhas de Rhinow, a cerca de seis quilómetros a Noroeste de Berlim. Lançando-se da encosta, deslizou cerca de 350 metros (1.150 pés).
Em 1893 e novamente em 1896, construiu planadores com asas dando origem à moda do ornitóptero. Cada máquina tinha um motor leve de ácido carbónico, que produzia cerca de dois cavalos de potência (1,5 kilowatts).
De 1894 até à sua morte em 1896, Lilienthal construiu o seu planador padrão. Estes monoplanos tiveram um grande sucesso, e vendeu ou deu vários deles aos clientes. Com estas máquinas, Lilienthal conseguiu deslizar de 91,4 metros (300 pés) para mais de 228,6 metros (750 pés).
No momento da sua morte, estava a desenvolver um elevador para complementar os movimentos do seu corpo. Tornou-se um piloto habilidoso e podia cavalgar o vento e lidar completamente com a sua destreza.
A 9 de Agosto de 1896, Lilienthal foi, como era usual, para as montanhas de Rhinow. O primeiro voo foi um sucesso e chegou a atingir uma distância de 350 metros (1150 pés) no seu “Glider Normal”. Durante o seu segundo voo o planador parou. Ainda tentou restabelecer o elevador, balançando o corpo para trás para corrigir a posição do planador. No entanto, essa manobra falhou e ele caiu de uma altura de 17 metros (56 pés). Lilienthal faleceu no dia seguinte.
Otto Lilienthal foi sepultado no cemitério público de Lankwitz, em Berlim.