Ludovik II, (em português: Luís II), foi Rei da Hungria, da Croácia e da Boémia, de 1516 até à sua morte. Era o único filho de Vladislau II da Hungria e da sua terceira esposa, Ana de Foix-Candale.
O seu pai, o rei boémio e húngaro Vladislau II, prometeu-lhe Maria da Hungria, a neta do imperador Maximiliano I, antes mesmo do seu nascimento. Em 22 de Julho de 1515, o famoso casamento duplo aconteceu na Catedral de Santo Estêvão em Viena, em que ele e a sua irmã Anna se casaram com Parceiros da Casa de Habsburgo.
Após a morte do seu pai em 1516, o menor Luís II ascendeu ao trono da Hungria e da Croácia. Ludovik foi adoptado por Maximiliano I do Sacro Império Romano-Germânico em 1515.
Ludovik II começou a governar na Boémia e na Hungria quando tinha dez anos, em 1516 após a morte do seu pai. Os assuntos de Estado na Hungria foram inicialmente conduzidos por um Conselho de Regência sob a direcção do Administrador do Reich, Johann Zápolya. Após a morte do imperador Maximiliano em 1519, Georg von Brandenburg-Ansbach-Kulmbach, um primo de Ludwig e um dos primeiros seguidores de Martinho Lutero, assumiu a tutela e, também, a educação (a mãe de Georg e o pai de Ludovik eram irmãos).
Em Janeiro de 1522, Ludwig foi declarado maior de idade e coroado rei da Hungria em Stuhlweissenburg. Assumiu o controlo de um país que estava enfraquecido e dividido por causa das lutas pelo poder e pela rebelião camponesa húngara de 1514.
Não tendo um exército permanente e com as fronteiras a Sul severamente ameaçadas pelo Império Otomano, Ludovik com o apoio de sua esposa, enérgica e politicamente talentosa, pediu, em vão, aos seus dois cunhados Karl V e Ferdinand I, apoio militar.
Em 26 de Agosto de 1526, o exército húngaro mal-armado enfrentou o Império Otomano na Batalha de Mohács. Os húngaros foram completamente exterminados. Ludovik foi resgatado do conflito por alguns seguidores leais, mas afogou-se quando tentava subir uma ravina íngreme do riacho Csele. Ao cair do cavalo, dentro do riacho, o peso da sua armadura não lhe permitiu levantar-se e afogou-se no Rio Csele-patak, um afluente do Danúbio. O seu corpo foi encontrado dois meses depois.
Após a sua morte começou a luta pela coroa húngara entre Ivan Zapolja e Ferdinand I. A disputa só foi encerrada 12 anos depois, no Tratado de Nagyvárad ou Tratado de Grosswardein, assinado em 24 de Fevereiro de 1538, terminando assim com a disputa entre Ferdinand I e Ivan Zapolja e acabando com a Guerra Civil Húngara iniciada em 1526 após a morte de Ludwig II.
Ferdinand I foi eleito sucessor de Ludovik II, nos Reinos da Boémia e Hungria, mas o trono húngaro foi contestado por Ivan Zapolja, que governava as áreas do reino conquistadas pelos turcos como representante otomano. Quando Ivan Zapolja faleceu os territórios por ele conquistados passaram a ser governados por Ferdinand I.