Ludwig Wilhelm (Ludwig II) (1845-1866), Rei da Baviera

Ludwig Wilhelm (Ludwig II) (1845-1866), Rei da Baviera

 

Luís II da Baviera

Ludwig Otto Friedrich Wilhelm (Ludwig II von Bayern), (em português: Luís II da Baviera), apelidado de “Rei Cisne” ou “Rei de Conto de Fadas”, foi o Rei da Baviera de 1864 até ser deposto três dias antes da sua morte. Era o filho mais velho do rei Maximiliano II e da sua esposa, a princesa Maria da Prússia.

Luís ascendeu ao trono aos dezoito anos de idade. Dois anos depois a Baviera foi subjugada pela Prússia e posteriormente absorvida pelo Império Alemão. Luís permaneceu como rei, porém praticamente ignorou os assuntos de estado e concentrou-se em projectos artísticos e arquitectónicos. Encomendou a construção de dois palácios luxuosos e o Castelo de Neuschwanstein, sendo um grande patrono do compositor Richard Wagner.

Luís gastou todas as rendas reais nesses projectos, realizando grandes empréstimos e ignorando todas as tentativas dos seus ministros para o impedir. Este facto foi, posteriormente, usado contra ele para o declarar insano, uma acusação que desde então foi refutada.

Na actualidade, Luís é geralmente bem considerado e até reverenciado na Baviera. O seu legado artístico e arquitectural inclui muitos dos principais pontos turísticos da região.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Estados Antigos Alemães