Noite dos Cristais (Kristallnacht)

Noite dos Cristais (Kristallnacht)

 

Kristallnacht

Kristallnacht, (em Português: Noite dos Cristais), consistiu numa onda de agressões contra judeus em várias regiões da Alemanha e da Áustria em Novembro de 1938.

Na noite de 9 de Novembro de 1938 teve início uma onda de violência contra os judeus em toda a Alemanha Nazi. Embora os ataques parecessem espontâneos, como se fossem uma revolta natural da população alemã contra o assassinato de um oficial daquele país por um adolescente judeu em Paris, na realidade, o ministro alemão da propaganda, Joseph Goebbels, e outros líderes nazis tinham organizado os pogroms (perseguição deliberada de um grupo étnico ou religioso, aprovado ou tolerado pelas autoridades locais) cuidadosamente, muito antes de eles acontecerem. Num período de apenas dois dias, mais de 250 sinagogas foram queimadas, cerca de 7.000 estabelecimentos comerciais judaicos destruídos, dezenas de judeus foram mortos, e cemitérios, hospitais, escolas e casas judias saqueados, tudo isto a acontecer perante a total indiferença da polícia e dos bombeiros (e da população). Os pogroms ficaram conhecidos como “Kristallnacht”, “Noite dos Cristais” ou “Noite dos Vidros Quebrados”, devido aos vidros estilhaçados nas vitrinas das lojas, sinagogas e moradias de judeus.

Na manhã seguinte, 30.000 judeus alemães do sexo masculino foram presos pelo “crime” de serem judeus, e enviados para campos de concentração onde centenas acabaram mortos (Holocausto). Algumas mulheres judias também foram detidas e enviadas para prisões locais. Estabelecimentos comerciais de proprietários judeus não puderam ser reabertos, excepto os que passaram a ser geridos por não-judeus. Toques de recolher foram impostos, limitando as horas do dia em que os judeus podiam sair de suas casas.

Após a “Noite dos Cristais”, a vida de adolescentes e crianças judias na Alemanha e na Áustria tornou-se ainda mais difícil. Além de serem barradas as entradas em museus, parques e piscinas, também foram expulsos das escolas públicas. Os jovens, assim como os seus pais, passaram a viver totalmente segregados naqueles países. Desesperados, muitos judeus cometeram suicídio. As famílias judias passaram, desesperadamente, a tentar sair da Alemanha e da Áustria.

Histórias de A a Z
— TEMAS RELACIONADOS —
 
Terceiro Reich
Segunda Guerra Mundial