Palácio de St. Emmeram em Ratisbona (Schloss St. Emmeram in Regensburg)

Palácio de St. Emmeram em Ratisbona (Schloss St. Emmeram in Regensburg)

 

Regensburg

Regensburg, (em português: Ratisbona), é uma cidade independente (kreisfreie Stadt) situada a Leste do estado alemão da Baviera. É a capital e sede da administração da região administrativa do Alto Palatinado e do Bezirk homónimo. Ratisbona também é a sede da administração do distrito homónimo.

Com aproximadamente 130 mil habitantes, Ratisbona é a quarta maior cidade da Baviera, depois de Munique, Nuremberga e Augsburgo. As grandes cidades mais próximas são Nuremberga a cerca de 88 km a Noroeste e Munique a 103 quilómetros a Sudoeste.

A cidade situa-se no ponto mais setentrional do Rio Danúbio, o qual divide a Cidade Antiga do bairro de Stadtamhof. O nome da cidade deriva do rio Regen, que desagua no Danúbio a Norte de Stadtamhof. Alguns quilómetros antes da cidade, o Danúbio recebe as águas do afluente Naab.

A cidade encontra-se na fronteira de três regiões: A Floresta Bávara (Bayerischer Wald), o Jura Francónio (Fränkischer Jura) e a Região Alpina Setentrional (Alpenvorland), no extremo ocidente da região da Baixa Baviera chamada de Niederbayern.

A cidade é sede do arcebispado da Diocese Católica de Ratisbona. Como é comum na Baviera, a maioria da população é católica. A Catedral de Ratisbona ou Catedral de São Pedro é a mais importante igreja da cidade.

 
PALÁCIO DE THURN E TAXIS OU PALÁCIO DE ST. EMMERAM
 

Schloss St. Emmeram

Schloss St. Emmeram, ou Schloss Thurn und Taxis, (em português: Palácio de Thurn e Taxis ou Palácio de St. Emmeram), é um palácio pertencente à Casa do Principado de Thurn e Taxis em Regensburg, que foi construído a partir dos edifícios do Mosteiro de St. Emmeram no final do século XIX.

Em 1810/12, como compensação pela cessão dos direitos postais, o Reino da Baviera transferiu o Palácio para a posse da Casa de Thurn e Taxis. O palácio só começou a ser alargado e convertido ao estado actual em 1883/88 sob o príncipe Maximilian Maria von Thurn und Taxis. A extensão do interior e a renovação das salas da ala Leste demoraram vários anos a serem concluídas.

Outras medidas de construção que afectaram o palácio e os seus habitantes tiveram lugar depois de 1904, a Sudoeste do terreno do antigo palácio, quando o antigo pátio do edifício do mosteiro foi demolido e o Gabinete do Marechal do Tribunal foi construído no seu lugar.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a ‘Wehrmacht-Kommandantur Regensburg’ (Comando da Forças Armadas de Regenburg) teve a sua sede no castelo.

Actualmente, partes do castelo ainda são habitadas por membros da família von Thurn e Taxis. O parque do castelo não é de livre acesso, mas os eventos anuais têm lugar no parque e no pátio, incluindo um espectáculo de jardim em Junho, o Festival do Castelo de Thurn e Taxis em Julho e, desde 2001, o mercado de Natal do Castelo de Thurn e Taxis.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Estados Antigos Alemães