Vicenzo Gioacchino Pecci (Papa Leão XIII ) (1810–1903), Religioso

Vicenzo Gioacchino Pecci (Papa Leão XIII ) (1810–1903), Religioso

 

Vicenzo Gioacchino Pecci

Papa Leão XIII foi Papa da Igreja Católica entre os anos de 1878 e 1903. O seu pontificado foi marcado pela diplomacia e conciliação. Lançou as bases da doutrina social da Igreja.

Vicenzo Gioacchino Pecci nasceu em Carpineto Romano, nos Estados Pontifícios, e estudou em Viterbo e em Roma. Completou a sua formação na Academia de Nobres Eclesiásticos em Roma. Em 1837 ordenou-se e ingressou no serviço diplomático dos Estados Pontifícios. Em 1843 foi designado núncio apostólico em Bruxelas e, pouco depois, sagrou-se arcebispo. Por causa de conflitos com o rei da Bélgica (Leopoldo I), foi exonerado e designado bispo da pequena diocese de Perugia.

Em 1853, Vicenzo foi designado cardeal. Enfrentou o isolamento imposto por Roma e dedicou-se à reorganização da sua diocese e à formação do clero. Permaneceu em Perugia durante 32 anos. O cardeal Vicenzo realizou duas importantes pastorais entre 1877 e 1878, quando debateu a renovação da filosofia cristã e as relações entre a Igreja e a sociedade moderna. Os frutos de seu trabalho ultrapassaram as fronteiras da Itália. Em 1877 foi nomeado Camerlengo, administrador da Igreja na eventualidade do falecimento do papa.

Em 1878, com a morte do Papa Pio IX, Vicenzo foi eleito seu sucessor e escolheu o nome de Leão XIII. Tinha 68 anos de idade e uma saúde frágil, motivo pelo qual se esperava que seu pontificado fosse breve. Contra essa expectativa, o Papa Leão XIII dirigiu a Igreja durante 25 anos. Durante esse período manteve diálogo aberto com a Alemanha de Guilherme II, a França, a Suíça e a Prússia e favoreceu a expansão do catolicismo nos Estados Unidos.

O Papa Leão XIII restabeleceu a autoridade moral da Igreja e também renovou o diálogo com os não católicos, como demonstrou o seu interesse em vincular a Igreja Anglicana a Roma e o respeito pelas tradições das igrejas orientais.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Colónias Alemãs e Postos de Correio Alemão no Estrangeiro