Paul Joseph Goebbels (1897-1945), Político

Paul Joseph Goebbels (1897-1945), Político

 

Paul Joseph Goebbels

Paul Joseph Goebbels foi um político Alemão e Ministro da Propaganda do Reich na Alemanha Nazi entre 1933 e 1945. Como um dos mais próximos colaboradores de Adolf Hitler e um dos seus mais devotos seguidores, era conhecido pela sua entusiástica oratória e pelo anti-Semitismo.

Goebbels doutorou-se em Filosofia pela Universidade de Heidelberg em 1921, com a tese sobre o drama romântico do século XIX; a partir dessa altura, passou a trabalhar como jornalista e, mais tarde, como bancário e como corrector da Bolsa de Valores. Também escreveu romances e peças para teatro, mas foram rejeitadas pelos editores.

Goebbels interessou-se pelo Partido Nazi em 1923 durante a ocupação Francesa do Ruhr e tornou-se membro em 1924. Foi nomeado “Gauleiter” (líder do partido regional) de Berlim. Nesta função Goebbels aplicou as suas capacidades na propaganda, na luta contra os partidos socialistas e comunistas locais com a ajuda dos jornais Nazis e dos paramilitares “Sturmabteilung (SA)” . Os “Sturmabteilung (SA)” funcionavam como uma organização paramilitar do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (ou Partido Nazi) – NSDAP. Desempenharam um papel fundamental na ascensão de Adolf Hitler ao poder na década de 1920 e 1930.

Em 1928, Goebbels sobe nas fileiras do partido para se tornar num dos seus membros mais proeminentes. Ascende ao poder em 1933, juntamente com Hitler e com o Partido Nazi e foi nomeado Ministro da Propaganda. Um dos seus primeiros actos foi mandar queimar os livros rejeitados pelos Nazis. Exerceu controlo totalitário sobre os meios de comunicação, nas artes e na informação na Alemanha.

Desde o início do seu mandato, Goebbels organizou ataques a Judeus Alemães, começando, a 1 de Abril de 1933, com o boicote de um dia aos empresários Judeus, aos médicos e advogados. Os ataques contra a população Judaica culminaram na “Noite dos Cristais” (Kristallnacht), o ataque de 1938, um massacre total e absoluto desencadeado pelos Nazis por toda a Alemanha, na qual dezenas de sinagogas foram queimadas e centenas de Judeus foram agredidos e assassinados.

Adicionalmente produziu uma série de filmes anti-Semitas, sendo o mais notável “Jud Süß” (O Judeu Süss). Usou técnicas modernas de propaganda para preparar psicologicamente o povo Alemão para a guerra agressiva.

Durante a Segunda Guerra Mundial aumentou o seu poder e influência através de alianças instáveis com outros líderes Nazis. No final de 1943 a guerra estava a voltar-se contra as potências do Eixo mas esse facto só estimulou Goebbels a intensificar a propaganda, exortando os Alemães a aceitar a ideia da guerra total e para a mobilização.

Goebbels permaneceu com Hitler em Berlim até ao fim. Apenas algumas horas após o suicídio de Hitler, ele e a sua esposa Magda mataram os seus seis filhos e depois cometeram suicídio.

Histórias de A a Z
— TEMAS RELACIONADOS —
 
Tratado de Versalhes e Fim do Império Alemão
Terceiro Reich
Terceiro Reich – Colecção ‘Winterhilfswerk’