Postos de Correio Alemães no Estrangeiro – Império Otomano – Turquia (Türkei)

Postos de Correio Alemães no Estrangeiro – Império Otomano – Turquia (Türkei)

1870 – 1914

 

Império Otomano – Turquia (Türkei)

 

Brasão da Turquia (Türkei)

A Turquia, conhecida oficialmente como “República da Turquia”, é um país Eurasiático localizado 97% na Ásia (principalmente na península da Anatólia) e 3% no Leste da Trácia, na Europa.

A Turquia faz fronteira com oito países: a Bulgária a Noroeste; a Grécia a Oeste; a Geórgia a Nordeste; a Arménia, Azerbaijão e o Irão, a Leste; o Iraque e a Síria a Sudeste.

O Mar Mediterrâneo e Chipre estão para Sul, o Mar Egeu a Oeste e o Mar Negro a Norte. O Mar de Mármara, os Estreitos do Bósforo e Dardanelos (que juntos formam os Estreitos Turcos) demarcam a fronteira entre o Oriente da Trácia e a Anatólia, e separam igualmente a Europa da Ásia.

 
História

Abdülhamit II (Abdulamide II) (1842-1918), Imperador do Império Otomano, de 1876 a 1909

Os Turcos começaram a migrar para a área, actualmente a Turquia, no século XI. O processo foi grandemente acelerado pela vitória do Império Seljúcida sobre o Império Bizantino na Batalha de Manzikert.

Diversos pequenos Beilhiques e o Sultanato Seljúcida de Rum governaram a Anatólia até à invasão do Império Mongol.

A primeira capital do Beilhique Otomano localizou-se em Bursa, em 1326. Edirne, que foi conquistada em 1361, foi a posterior capital. Após a sua grande expansão pela Europa e pela Anatólia, em 1453, os Otomanos quase conquistaram o Império Bizantino, capturando a sua capital Constantinopla, durante o reinado de Mehmed II.

O poder e o prestígio do Império Otomano atingiram o seu auge nos séculos XVI e XVII. O Tratado de Karlowitz em 1699 marcou o início do declínio Otomano. Alguns territórios foram perdidos pelo tratado. A Áustria recebeu todos os territórios da Hungria e da Transilvânia, excepto o Banato. A República de Veneza obteve grande parte da Dalmácia, juntamente com a Moreia (a península do Peloponeso, no Sul da Grécia). A Polónia recuperou a Podólia.

Mehmed V Reşad (Maomé V Raxade) (1844-1918), Sultão de 1909 a 1918

No final do século XIX o Império Otomano estava enfraquecido, as importações de baixo custo vindas da Europa industrializada e os efeitos de uma guerra desastrosa deram origem ao controlo das finanças do país pela Administração da Dívida Pública Otomana, responsável perante as grandes potências.

O sistema de alianças da Europa foi profundamente alterado após 1870. A Alemanha foi confrontada com duas limitações geográficas: a possibilidade dos portos do Mar do Norte serem efectivamente encerrados no Atlântico Norte e a ausência de qualquer fronteira acessível à expansão. Tecnicamente fora do sistema Europeu de alianças o Império Otomano ficou debilitado. Enfraquecido ao longo dos séculos, o Império Otomano continuou a controlar uma grande parte da Península Balcânica.

As relações Germano-Turcas têm as suas origens nos tempos do Império Otomano, culminando com o desenvolvimento de laços fortes em várias áreas: na económica, na militar e nas relações culturais e sociais.

Mobilização do Império Otomano para a Grande Guerra como aliado da Alemanha

Com a eventual adesão à União Europeia, de que a Alemanha é o maior membro, e a existência de uma enorme diáspora turca na Alemanha, essas relações têm-se interligado ao longo de décadas.

Ao longo do século XIX e início do século XX, o Império Otomano continuou a perder os seus territórios, incluindo a Grécia, a Argélia, a Tunísia, a Líbia e os Balcãs, este último na Guerra dos Balcãs entre 1912–1913.

A Ferrovia Berlim-Bagdade (também conhecida como Estrada de Ferro Berlim-Bagdade), a Aliança Germano-Otomana, a perseguição dos navios Goeben e Breslau e o teatro de guerra no Médio Oriente durante a Grande Guerra, foram alguns dos exemplos mais importantes da cooperação entre a Alemanha e o Império Otomano.

A 30 de Outubro de 1918, foi assinado o Armistício de Mudros, seguido pela imposição do Tratado de Sèvres a 10 de Agosto de 1920 pelas Forças Aliadas, que nunca foi ratificado. O Tratado de Sèvres viria a fragmentar o Império Otomano e a forçar a concessão de grandes partes do território do Império a favor da Grécia, da Itália, da Grã-Bretanha e da França.

Campanha de Galípoli ou Batalha dos Dardanelos durante a Grande Guerra, 1915-16, na Turquia

Após a Grande Guerra, na qual a Turquia foi derrotada, a maior parte da Anatólia e da Trácia Oriental foram ocupadas pelas potências Aliadas, incluindo a capital Istambul. Como forma de resistir à ocupação, um grupo de jovens oficiais militares formaram um governo em Ancara. O líder eleito do Governo de Ancara, Mustafa Kemal, organizou uma bem sucedida guerra para a independência contra as potências Aliadas. Após a libertação da Anatólia e da Trácia Oriental, a República da Turquia é fundada em 1923, tendo como capital Ancara.

A Turquia permaneceu neutral durante a maior parte da Segunda Guerra Mundial, mas entrou na guerra do lado dos Aliados a 23 de Fevereiro de 1945, como um gesto protocolar e em 1945 tornou-se membro fundador das Nações Unidas (ONU).

A Turquia iniciou as negociações para a adesão plena à União Europeia em 2005, onde é membro associado da Comunidade Económica Europeia desde 1963, alcançando um acordo aduaneiro em 1995.

 
HISTÓRIA POSTAL DO IMPÉRIO OTOMANO (HOJE TURQUIA)

Selo Alemão emitido em território do Império Otomano (Turquia)

O Serviço Postal que abriu inicialmente como “Agência Postal do Norte Alemão” foi renomeado para “Serviço Postal do Império Alemão”, a 6 de Maio de 1871, e serviu como posto dos correios em Pera (Beyoglu), o bairro europeu, enquanto um segundo posto dos correios era inaugurado na (então) cidade de Constantinopla (hoje Istambul), o bairro turco.

Os correios de Pera foram transferidos para Gálata.

Após Janeiro de 1872, os Serviços Postais Alemães assumiram a gestão da agência e expandiram-se como “Deutsche Post in der Türkei” (Serviços Postais Alemães na Turquia).

Com a entrada da Turquia na Grande Guerra, os Serviços Postais foram encerrados a 30 de Setembro de 1914.

Data da abertura das agências dos Serviços Postais:

  • Constantinopla 1 – 01 de Março de 1870;
  • Constantinopla 2 – 01 de Janeiro de 1876;
  • Transferência dos principais Serviços Postais de Pera para o centro da cidade de Gálata, (Constantinopla 1) – 01 de Outubro de 1877;
  • Serviços Postais em Jaffa – 01 de Outubro de 1898;
  • Serviços Postais em Esmirna – 28 de Fevereiro de 1900;
  • Serviços Postais em Beirute e Jerusalém – 01 Março de 1900;
  • Serviços Postais na Nova Constantinopla, no Bairro de Pera (Constantinopla 3) – 01 Março de 1900.