Proclamação do Império Alemão, (18 de Janeiro de 1871)

Proclamação do Império Alemão, (18 de Janeiro de 1871)

 

Proclamação do Império Alemão

Proclamação do Império AlemãoOtto von Bismarck e os seus políticos tinham em mente, há muito, a construção de um império Alemão que agrupasse todos os estados Alemães. O processo tinha começado com a constituição da Confederação Germânica em 1815, consolidado com a criação da Confederação da Alemanha do Norte em 1866 e, a oportunidade para a finalização do processo surgiu com a Guerra Franco-Prussiana de 1870/71.

A proclamação do Império Alemão, também conhecido como “Deutsche Reichsgründung”, ocorreu em Janeiro de 1871, após a vitória conjunta dos estados alemães na Guerra Franco-Prussiana.

Como resultado dos Tratados de Novembro de 1870, os estados do Sul da Alemanha, Baden, Hesse-Darmstadt, com os seus territórios ao Sul da linha divisória, Württemberg e Baviera, juntaram-se à Confederação da Alemanha do Norte, dominada pela Prússia, a 1 de Janeiro de 1871.

Assim, o dia da fundação do Império Alemão, 18 de Janeiro, tornou-se um dia de celebração, marcando o momento e a data em que o rei (Kaiser) prussiano Guilherme I (Wilhelm I) foi proclamado imperador alemão no Palácio de Versalhes, em Paris.

Em 18 de Janeiro de 1871, as tropas alemãs desfilaram atrás de bandas militares, em redor do Palácio de Versalhes. As delegações dos regimentos alemães estavam aglomeradas nesta grande sala. Ergueram as suas bandeiras, marcadas pelos combates numa “floresta colorida”. No meio do salão ficava um altar, onde os participantes celebravam um culto de adoração, ao fim do qual todos os presentes cantaram “Nun danket alle Gott” (Damos graças a Deus). No final da galeria havia um pódio elevado, no qual estavam Guilherme I e os vários príncipes. Otto von Bismarck leu a proclamação. Em seguida o Grão-Duque de Baden gritou: “Sua Majestade, Kaiser Wilhelm”, e os outros assistentes repetiram-no três vezes. A cerimonia terminou.

O Grão-Ducado de Hesse, o Ducado de Brunswick e os Principados de Reuss, Schwarzburg-Sonderhausen, Waldeck e Lippe não foram representados na proclamação imperial em Versalhes.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Império Alemão