Rostock

Rostock

 

Rostock

Rostock é uma cidade independente (kreisfreie Stadt) situada no Nordeste da Alemanha, a maior do estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Localiza-se na desembocadura do Rio Warnow e parte da cidade é banhada pelo mar Báltico. É a primeira regiópole (espécie de pequena metrópole regional) do país.

Com o novo presidente da câmara municipal, Claus Ruhe Madsen, Rostock é a primeira grande cidade alemã, com mais de 200 mil habitantes, a ser governada por um estrangeiro, neste caso dinamarquês.

A história da cidade começou ao redor do ano 1200, com o estabelecimento de comerciantes alemães. Como cidade hanseática manteve amplas relações comerciais com o Norte, Leste e Oeste da Europa. Em 1419 fundou-se nesta cidade a primeira universidade da costa do Báltico.

A prosperidade e a localização estratégica da cidade provocaram a investida dos dinamarqueses e suecos, que a ocuparam por duas vezes, a primeira durante a Guerra dos Trinta Anos (1618–1648) e a segunda entre 1700 e 1721. Em 1677 um grande incêndio destruiu boa parte da cidade.

A reacção económica chegou com a industrialização, por volta da metade do século XIX. Em pouco tempo, já detinha a maior frota mercante da costa báltica. Esse progresso terminou de forma abrupta, em consequência da Grande Guerra (1914–1918) e da Grande Depressão dos anos 1930.

Durante o regime nazi, Rostock foi a sede de algumas das principais fábricas de armamento. Sofreu um bombardeamento devastador em 1942. Em 1945 foi ocupada pelo Exército Soviético, fez parte da zona de ocupação soviética e, mais tarde, da RDA.

A economia é fortemente influenciada pelo turismo e pelas indústrias marítimas (especialmente a construção naval) além das empresas de serviços. Rostock possui o sétimo maior porto do Mar Báltico, sendo um dos maiores da Alemanha.

Histórias de A a Z
— TEMAS RELACIONADOS —
 
República de Weimar
Colecção ‘Friedrich Ebert’
— FILATELIA —