Rozalia Luksenburg (1871 -1919), Política

Rozalia Luksenburg (1871 -1919), Política

 

Rozalia Luksenburg

Rozalia Luksenburg, (em polaco: Róża Luksemburg; em português: Rosa Luxemburgo), foi uma filósofa e economista marxista polaco-alemã. Tornou-se mundialmente conhecida pela militância revolucionária ligada à Social-Democracia da Polónia (SDKP), ao Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) e ao Partido Social-Democrata Independente da Alemanha (USPD). Participou da fundação do grupo de tendência marxista do SPD, que viria a ser, mais tarde, o Partido Comunista da Alemanha (KPD).

Em 1915, após o SPD apoiar a participação alemã na Grande Guerra, Rosa Luxemburgo fundou, com Karl Liebknecht, a Liga Espartaquista. A 01 de Janeiro de 1919, a Liga transformou-se no KPD. Em Novembro de 1918, durante a Revolução Espartaquista ou Revolução Alemã, fundou o jornal “Die Rote Fahne” (A Bandeira Vermelha), para dar suporte aos ideais da Liga.

Considerou a rebelião espartaquista de Janeiro de 1919, em Berlim, como um grande erro. Entretanto, apoiaria a insurreição que Liebknecht iniciou sem o seu conhecimento. Quando a revolta foi esmagada pelas “Freikorps”, milícias nacionalistas compostas por veteranos da Grande Guerra desiludidos com a República de Weimar, mas que rejeitavam igualmente o marxismo e o avanço comunista, Rosa Luxemburgo, Liebknecht e alguns de seus seguidores foram capturados e assassinados. Luxemburgo foi fuzilada e o seu corpo foi atirado ao rio (no Landwehrkanal), em Berlim.

Em consequência das suas críticas às escolas Marxista-Leninista e correntes mais moderadas da escola social-democrática do socialismo, Rosa Luxemburgo não é uma figura consensual para os estudiosos e teóricos da esquerda política. Apesar disso, Rosa e Liebknecht são considerados mártires por alguns marxistas. De acordo com o Gabinete Federal para a Protecção da Constituição, a comemoração em memória de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht continua a desempenhar uma função importante entre a esquerda política alemã.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
República de Weimar