São Martinho (Sankt Martin) (316-397)

São Martinho (Sankt Martin) (316-397)

 

Sankt Martin

Sankt Martin, (em português: Martinho de Tours ou São Martinho), foi um militar, monge e, mais tarde, bispo da Cidade dos Turões (actual Tours), sendo considerado pela Igreja Católica o Santo São Martinho. O dia de São Martinho celebra-se a 11 de Novembro, data em que foi sepultado na cidade francesa de Tours, a sua terra natal.

Martinho era filho de um Tribuno, comandante e soldado do exército romano. Nasceu e cresceu na cidade de Sabária/Savária (actual Szombathely), localizada na antiga província da Panónia, uma província nas fronteiras do Império Romano. A família não era cristã, a educação da sua família foi feita na religião dos seus antepassados, a da religião politeísta romana antiga. Por curiosidade começou a frequentar uma igreja cristã e instruído na doutrina cristã, porém sem receber o baptismo. Aos 10 anos de idade entrou para o grupo dos catecúmenos (aqueles que se estão a preparar para receber o baptismo).

Aos 15 anos de idade, o seu pai alistou-o na cavalaria do exército imperial contra a sua vontade. Mas se o intuito do pai era afastá-lo da Igreja, o resultado foi inverso, pois Martinho continuava a praticar os ensinamentos cristãos, principalmente a caridade. Depois, prestou serviço na Gália, actual França. No entanto, mesmo como soldado da cavalaria do exército romano, jamais abandonou os ensinamentos de Cristo.

Foi nessa época que ocorreu o famoso episódio do manto, que poderá ter ocorrido no ano de 337, próximo da cidade de Samarobriva/Ambiano (actual Amiens, capital da Picardia). Um dia um mendigo que tiritava de frio pediu-lhe esmola e, como não tinha, o cavaleiro cortou o seu próprio manto com a espada, dando metade ao pedinte. Contam os relatos escritos que, durante a noite, Jesus lhe apareceu em sonho, usando o pedaço da manta que dera ao mendigo e agradeceu a Martinho por o ter aquecido no frio. Dessa noite em diante, decidiu que deixaria as fileiras militares para se dedicar à religião.

Venerado como São Martinho de Tours, tornou-se o primeiro Santo não mártir a receber culto oficial da Igreja e tornou-se um dos Santos mais populares da Europa medieval. Quatro mil igrejas são-lhe dedicadas na França e o seu nome atribuído a milhares de localidades, povoados e vilas, por toda a Europa, nas Américas e em muitos países do mundo.

São Martinho é padroeiro de diversas profissões, antigas e modernas, que são as seguintes: curtidores, alfaiates, peleteiros, soldados, cavaleiros, restauradores (hotéis, pensões, restaurantes), produtores de vinho. É, também, padroeiro dos mendigos.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Segunda Guerra Mundial
— FILATELIA —