Silvestras Žukauskas (1860-1937), General Lituano

Silvestras Žukauskas (1860-1937), General Lituano

 

Silvestras Žukauskas

Silvestras Žukauskas foi um General do Império Russo e da Lituânia independente.

Žukauskas graduou-se pelo Ginásio de Marijampolė e ingressou na cavalaria do Império Russo em 1881.

Participou da Guerra Russo-Japonesa e da defesa da cidade de Šiauliai durante a Grande Guerra.

Regressou à Lituânia em 1918, onde organizou as Forças Armadas e a defesa contra os bolcheviques. Foi, também, Chefe do Estado-Maior e Comandante Supremo do Exército Lituano.

Em 26 de Setembro de 1919, Žukauskas foi demitido do cargo de Comandante Supremo por causa de um possível envolvimento na tentativa polaca, de Agosto de 1919, em estabelecer um governo pró-polaco na Lituânia, com Žukauskas como ditador.

Participou activamente na supressão da rebelião dos soldados do regimento Kaunas, de 21 a 23 de Fevereiro de 1920. A 23 de Fevereiro foi novamente nomeado Comandante Supremo do Exército da Lituânia, no lugar de Pranas Liatukas que foi preso. Permaneceu nesse cargo até 14 de Junho de 1920, quando foi forçado a renunciar.

Quando a guerra com a Polónia começou, em 8 de Outubro de 1920, foi novamente nomeado como Comandante Supremo do Exército Lituano até o fim das hostilidades. Renunciou ao cargo em 29 de Maio de 1921.

Após o fim das hostilidades Žukauskas voltou à vida civil e começou a trabalhar como executivo numa companhia Americano-Lituana.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Grande Guerra