Stefan Batory (1533-1586), Rei da Polónia

Stefan Batory (1533-1586), Rei da Polónia

 

Estêvão Báthory

Stefan Batory, (em português: Estêvão Báthory), foi Voivoda (Governador) da Transilvânia (de 1571 a 1576), Príncipe da Transilvânia (de 1576 a 1586), Rei da Polónia e Grão-duque da Lituânia (de 1576 a 1586).

Filho de Estêvão VIII Báthory e membro da nobre família húngara Báthory, foi governante da Transilvânia na década de 1570, derrotando outro candidato a esse título, Gáspár Bekes. Em 1576, Báthory casou com a Rainha Anna Jagiellon e foi coroado como terceiro rei eleito da Polónia. Trabalhou em estreita colaboração com o chanceler Jan Zamoyski. Os primeiros anos do seu reinado foram focados em estabelecer o poder, derrotar um candidato ao trono, Maximiliano II, Sacro Imperador Romano, e reprimir rebeliões, mais notavelmente, a rebelião de Danzig.

Báthory reinou apenas uma década, mas é considerado um dos reis mais bem-sucedidos da história polaca, particularmente no domínio da história militar. A sua maior conquista foi a campanha vitoriosa na Livónia, contra a Rússia, na qual ele repeliu a invasão russa e garantiu um tratado de paz altamente favorável, a Paz de Jam Zapolski.

Quando Báthory morreu, houve um ano de interregnum (intervalo entre dois monarcas). O filho do imperador Maximiliano, Arquiduque Maximiliano III, tentou conseguir o trono da República, mas foi derrotado na Batalha de Byczyna e Báthory foi sucedido por Sigismundo III Vasa.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Tratado de Versalhes e Fim do Império Alemão