Torre de Wangen (Ravensburger Tor)

Torre de Wangen (Ravensburger Tor)

 

Wangen im Allgäu

Wangen im Allgäu é uma cidade no Sudeste de Baden-Württemberg, tem uma população de cerca de 27.000 habitantes e é a segunda maior cidade do distrito de Ravensburg.

De 1938 a 1972, Wangen foi a capital do distrito com o mesmo nome. A 1 de Janeiro de 1973 foi incorporada no distrito de Ravensburg.

Wangen está localizada nas margens Norte e Oeste do Alto Argen, ao longo da região montanhosa de Westallgäu. O Baixo Argen flui no Noroeste de Wangen e se junta ao Alto Argen no Sudoeste da cidade (perto de Pflegelberg, Schomburg), a cerca de 9 km do centro da cidade. Wangen salienta-se-se também pelo seu centro histórico. Dentro da área da cidade, existem actualmente dez reservas naturais (Argen, Bimisdorfer Mösle, Gießenmoos, Hangquellmoor Bachholz, Hangquellmoor Epplings, Karbachmoos, Krottental-Karbach, Neuravensburger Weiher, Rotasweiher-Degermoos e Teufelssee) e sete áreas de protecção paisagística.

O povoamento de Wangen remonta a um assentamento alemânico ou franco desde a época em que os alemães foram subjugados pelo rei franco Chlodwig I (por volta de 496). O local foi referido pela primeira vez num documento do mosteiro de St. Gallen em 815 como “Wangun”.

No século X, as posses locais do mosteiro foram amplamente aumentadas por meio de doações, compras e trocas. Em 1123, o Castelo de Praßberg foi construído para o abade Manegold von Böttstein-Mammern.

O anel da muralha da cidade foi provavelmente construído entre 1210 e 1230, e a sua existência é certa desde meados do século XIII. Os quatro portões da cidade, ou seja, o “Pfaffentor” (Ratloch), o “Sweglartor” (Lindauer Tor), o “Kimpflertor” (Ravensburger Tor) e o “Schmiedgassertor” (Leutkircher Tor, demolido por volta de 1842), também foram construídos nessa época.

Num documento de 1217, o rei Friedrich II determinou que o domínio de Wangen deveria permanecer nas mãos reais para sempre. Aparentemente, Wangen já tinha direitos de cidade naquela época.

Wangen juntou-se à Liga das Cidades da Suábia em 1349 e, em 1362, à Liga das Cidades Costeiras (Seebund).

Em 1552, o Imperador Carlos V dissolveu as guildas (associações de pessoas com determinda profissão ou ofício), e deu à cidade um novo Conselho e Constituição da Corte com plenos poderes para os patrícios da cidade. A partir de 1622, durante a Guerra dos Trinta Anos, Wangen sofreu com os movimentos de tropas e aquartelamentos, e a partir de 1628 reinou a peste. Depois de 1631, após vários ataques suecos, a maioria dos residentes fugiu temporariamente para Bregenz. Após a retirada dos suecos em 1634, a praga assolou novamente causando muitas mortes em 1635 e 1636. Em 1646 e 1647 houve novos combates e saques em Wangen.

Com a chegada do nacional-socialismo ao poder, em 1933, estes assumiram a maioria do Conselho Municipal e colocaram a imprensa diária sob o seu controlo. Os membros da oposição foram levados para o campo de concentração de Heuberg.

Em 1936, o nome da cidade foi oficialmente dado como Wangen im Allgäu.

Após a Segunda Guerra Mundial, a cidade fez parte da Zona de Ocupação Francesa, tendo passado a pertencer ao recém-fundado estado de Württemberg-Hohenzollern em 1947, que, por sua vez foi incorporado no estado de Baden-Württemberg em 1952.

 
TORRE DE WANGEN
 

Ravensburger Tor

Ravensburger Tor, (em português: Torre de Wangen ou Portão de Ravensburg), é a porta de entrada e o símbolo mais importante de Wangen im Allgäu, uma cidade histórica no Sudoeste de Baden-Württemberg, na Alemanha.

Também conhecido como “Frauentor”, o portão de Ravensburg é o principal ponto de referência da cidade.

O portão de Ravensburg foi mencionado pela primeira vez em 1472, mas provavelmente foi alterado para a aparência actual em 1608.

O edifício é decorado com obras de arte da época renascentista.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Segunda Guerra Mundial
— FILATELIA —