Torre do Relógio de Graz (Graz Schlossberg)

Torre do Relógio de Graz (Graz Schlossberg)

 

Graz

Graz (possível origem etimológica do esloveno: “pequeno castelo”), é uma cidade da Áustria, capital do estado da Estíria. É a segunda maior cidade do país. É a cidade natal de Arnold Schwarzenegger.

Graz tem uma longa tradição como cidade universitária e as suas seis universidades têm, em conjunto, mais de 44.000 alunos. A cidade antiga de Graz é um dos centros cívicos bem preservados da Europa Central. Em 1999, esse centro histórico foi adicionado à lista de Patrimónios Culturais da Humanidade pela UNESCO. A cidade foi Capital Europeia da Cultura em 2003.

A cidade está situada nas margens do rio Mur, no Sudeste da Áustria. Fica a, aproximadamente, 200 km a Sudoeste de Viena. O maior centro urbano nas proximidades é Maribor na Eslovénia que fica a uns 50 km de distância. O mais antigo assentamento humano no local da actual cidade data da Idade do Cobre. Entretanto, não existiu continuidade histórica de povoamento até à Idade Média. O nome da cidade, e alguns achados arqueológicos, apontam para a construção de um pequeno castelo pelos eslavos, que se tornou uma fortaleza bem defendida. A palavra germânica “Graz” foi usada pela primeira vez em 1128 e, durante este período, os duques de Babenberg converteram a cidade num importante centro de comércio. Posteriormente passou para o domínio dos Habsburgos e, em 1281, ganhou privilégios especiais do rei Rodolfo I.

No século XIV Graz foi a residência do ramo austríaco dos Habsburgos. A realeza residiu no “Grazer Burg” e dali governou a Estíria, a Caríntia e parte das actuais Itália e Eslovénia (Carniola, Gorizia e Gradisca).

No século XVI o desenho e planificação da cidade foram controlados por arquitectos e artistas do Renascimento Italiano. Um dos mais famosos edifícios deste período é o “Landhaus”. Foi projectado por Domenico dell’Allio e usado pelos governantes locais como sede do Estado.

Graz foi também local de curta residência do astrónomo Johannes Kepler, onde trabalhou como professor de matemática e estudou astronomia. Mudou-se para Praga quando os luteranos foram banidos da cidade.

A Universidade Karl-Franzens, também conhecida como Universidade de Graz, é a mais antiga da cidade. Foi fundada em 1585 pelo arquiduque Carlos II, com recursos e apoio da Igreja Católica Romana, que a administrou até ao seu encerramento em 1782 por José II, numa tentativa de impor o controlo governamental sobre instituições de ensino. José II transformou-a num liceu para funcionários públicos e de médicos. Em 1827 foi reinstituída como universidade pelo imperador Francisco I, recebendo o nome de “Karl-Franzens Universität” (Universidade Carlos-Francisco). Actualmente, frequentam-na mais de 30.000 alunos.

Nikola Tesla estudou engenharia eléctrica na Universidade de Tecnologia (Politécnica) de Graz em 1875. O prémio Nobel Otto Loewi deu aulas na Universidade de Graz de 1909 a 1938. Erwin Schrödinger foi chanceler da universidade durante um curto período em 1936.

 
TORRE DO RELÓGIO DE GRAZ
 

Graz Schlossberg

Graz Schlossberg, (em português “Torre do Relógio de Graz”), é uma torre de 28 metros de altura sobre o Schlossberg (Castelo da Montanha), na cidade Austríaca de Graz.

O núcleo e a Torre do Relógio de Graz foram provavelmente construídos no século XIII. A primeira menção da torre pode ser encontrada em 1265, mas só em 1560 ficou com a forma actual. Com quatro grandes mostradores (com mais de cinco metros de diâmetro) decoram os quatro lados da torre desde 1712. Uma escada de madeira permite o acesso à torre.

Originalmente, a Torre do Relógio só tinha o ponteiro das horas, o que ajudou a melhorar a legibilidade à distância. A torre do relógio foi comprada em 1809, na sequência do cerco Francês a Graz.

Hoje, a torre tem três sinos bem preservados: O sino das horas é o mais antigo, de acordo com sua inscrição em Graz (1382) e marca a hora. O sino do fogo (1645) alerta sobre incêndios. O sino dos pecadores toca desde 1450, originalmente como forma de anunciar as execuções do século XIX, mas o toque de recolher obrigatório, valeu-lhe o nome adicional de sino de trapos.

Em 2003, quando Graz foi a “Capital Cultural da Europa” a torre do relógio foi equipada com um chamada “sombra”. Esta foi feita pelo artista Markus Wilfling que projectou uma torre em aço preto, gémea da torre da cidade de Graz. No entanto, foi rejeitada devido aos custos previsíveis e, principalmente, por causa de questões da responsabilidade por danos causados.

No final de Setembro de 2008 iniciaram-se as remodelações à torre do relógio. Ao solo húmido foi adicionada alvenaria sólida. A primeira fase das obras de renovação em madeira foi concluída em meados de 2009. Até 2011, estavam planeadas duas novas fases.

Abaixo da torre do relógio, numa saliência, existe uma estátua de um cão. Segundo a lenda, em 1481, a filha do Imperador Frederico III, Cunegunde, teve um cão. Prestes a ser sequestrada por mercenários do Rei Húngaro Matthias Corvinus, o cão evitou-o, latindo insistentemente a avisar a princesa. Grato, o Imperador Frederico perpetuou o cão sob a forma de estátua.

Histórias de A a Z
— TEMAS RELACIONADOS —
 
Terceiro Reich
Colecção ‘Winterhilfswerk’
— FILATELIA —