Torre Velha da Abadia de Mettlach (Alter Turm Mettlach)

Torre Velha da Abadia de Mettlach (Alter Turm Mettlach)

 

Mettlach

Mettlach é um município no distrito de Saarland (Sarre) de Merzig-Wadern, na Alemanha.

A Norte, o município estende-se até a fronteira da Renânia-Palatinado. A cidade distrital de Merzig fica a apenas 8 km de distância e a capital do estado, Saarbrücken, fica a 50 km de distância.

Quase metade da área municipal (49,8%) é coberta por floresta, 41,2% da área é usada para agricultura, 9% é área de povoamento. O ponto mais baixo está em “Saarholzbach” a 154 metros de altitude. O ponto mais alto é o “Judenkopf” em Saarholzbach a cerca de 500 metros de altitude.

Existem várias explicações para a origem do nome. De acordo com a opinião predominante, remonta ao romano-céltico “Metallacum” que, por sua vez, é derivado do nome “Metilius”.

No final do século VII, São Lutwinus, que mais tarde se tornou bispo de Trier, fundou a Abadia de Mettlach. Por volta de 990, o abade Lioffin construiu a Igreja de Santa Maria. Conhecida hoje como a Torre Velha, esta igreja em forma de octógono (inspirada na Catedral de Aachen) é o edifício mais antigo de Saarland. Os actuais edifícios da abadia datam do século XVIII e foram adquiridos em 1801 por Jean-François Boch. Em 1920, Mettlach tornou-se parte da região do Saar de acordo com as disposições do Tratado de Versalhes.

Em 13 de Agosto de 1921, os prédios foram severamente danificados por um grande incêndio.

A 1 de Outubro de 1936, as cidades de Mettlach e Keuchingen, separadas desde 1 de Julho de 1778, foram reunidas. A 1 de Janeiro de 1974, como parte da reforma administrativa e regional em Saarland, o novo município de Mettlach foi formado a partir dos dez municípios anteriormente independentes de Bethingen, Dreisbach, Faha, Mettlach, Nohn, Orscholz, Saarholzbach, Tünsdorf, Wehingen e Weiten.

O turismo em Mettlach tem prosperado desde a década de 1980. Com o renascimento da peregrinação de Lutwinus (todos os anos na semana anterior ao Pentecostes), Mettlach voltou a ser um local de peregrinação desde 2003.

 
TORRE VELHA DA ABADIA DE METTLACH
 

Alter Turm Mettlach

Alter Turm Mettlach, (em português: Torre Velha da Abadia de Mettlach), localizada no distrito de Merzig-Wadern, estado do Sarre, a aproximadamente 7 km a Noroeste de Merzig, é o edifício sagrado mais antigo ainda preservado e, ao mesmo tempo, é a estrutura medieval vertical mais antiga ainda preservada no Sarre. É o último remanescente da Igreja de São Pedro e Maria da Abadia de Mettlach, que foi demolida em 1819. A “Torre Velha” é um dos marcos do Sarre de importância nacional.

Do edifício da Abadia, fundado no final do século VII, nada mais resta das diversas igrejas, apenas a velha torre, que foi construída cerca de 300 anos depois da fundação do mosteiro, como capela dupla, e várias vezes reconstruída nos anos seguintes. Após a sua construção no século X, o corpo do fundador do mosteiro Liutwin/Lutwinus foi enterrado na velha torre.

Em termos de história da arte, a “Torre Velha” é uma das realizações mais importantes da arte alemã. É um dos poucos edifícios centrais otonianos remanescentes e uma conquista arquitectónica da Idade Média europeia de alto nível.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Segunda Guerra Mundial
— FILATELIA —