Tratado de Paz de Bucareste ( 7 de Maio de 1918)

Tratado de Paz de Bucareste ( 7 de Maio de 1918)

 

Tratado de Paz de Bucareste

O Tratado de Paz de Bucareste ou Tratado de Bucareste, foi um tratado de paz através do qual o Império Alemão forçou a Roménia a assinar, em 7 de Maio de 1918, na sequência da campanha romena de 1916-1917, durante a Grande Guerra.

Entre os seus termos:

  • A Roménia teve que devolver Dobrogea de Sud ou Cadrilater (Dobruja do Sul, uma zona do Nordeste da Bulgária que compreende os distritos administrativos das duas cidades principais da zona, Dobrich e Silistra) e ceder a parte Sul da Dobrogea (Dobruja do Norte, a parte da região histórica actualmente localizada dentro das fronteiras da Roménia) à Bulgária, enquanto o resto da província permaneceria sob o controlo conjunto das Potências Centrais.
  • A Roménia tinha que dar à Áustria-Hungria, o controlo das duas passagens das montanhas dos Cárpatos.
  • A Roménia comprometeu-se na locação de poços de petróleo para a Alemanha durante 90 anos.
  • As Potências Centrais reconheceram a União da Bessarábia com a Roménia.

Embora a Bulgária recebesse uma parte do Norte da Dobruja, continuou a pressionar a Alemanha e a Áustria-Hungria para a anexação de toda a província, incluindo o território instituído pelo Tratado de Bucareste. Após negociações, um protocolo sobre a transferência da zona administrada conjuntamente no Norte de Dobruja para a Bulgária foi assinado em 25 de Setembro de 1918 em Berlim, pela Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Bulgária. Como compensação a Bulgária concordou em ceder a margem esquerda do Rio Maritsa para a Turquia. No entanto, este acordo foi curto porque após quatro dias, em 29 de Setembro, a Bulgária teve de capitular diante do avanço das forças aliadas.

O tratado foi denunciado em Outubro de 1918 pelo governo de Alexandru Marghiloman, primeiro-ministro romeno, e posteriormente anulado pelos termos do Armistício de Compiègne de 11 de Novembro de 1918. Em 1919, a Alemanha foi forçada pelo Tratado de Versalhes, a renunciar a todos os benefícios proporcionados pelo Tratado de Bucareste de 1918. A transferência territorial para a Áustria-Hungria e a Bulgária foram anuladas pelos tratados de Saint-Germain (1919), Trianon (1920) e Neuilly (1919), respectivamente.

Histórias de A a Z
— TEMA RELACIONADO —
 
Grande Guerra