“A Virgem e a criança que segura uma pera” (de Albrecht Dürer)

“A Virgem e a criança que segura uma pera” (de Albrecht Dürer)

 

A Virgem e a criança que segura uma pera

Selo da Segunda Guerra Mundial – Zona de Ocupação Francesa do Sarre (Saarland) Nº 333-1954

A Virgem e a criança que segura uma pera, (em francês, Madone et enfant tenant un trognon de poire), é uma das melhores criações do grande mestre da Renascença do Norte. Uma jovem mãe com amor e ternura observa um bebé a brincar com uma pera cortada. A criança é representada numa perspectiva complexa, na forma como a sua figura é posicionada para o observador. Apenas as proporções do bebé lembram uma pintura da Idade Média.

Não há detalhes desnecessários nesta composição, tudo está sujeito a um conceito. Sobre um fundo escuro, uma jovem encantadora com um bebé. O seu rosto está coberto por um xaile transparente, sob o cabelo dourado esvoaçante. O vestido azul cria um fundo no qual a criança se destaca claramente – o centro de composição da imagem. Tudo é muito harmonioso e de uma beleza sublime.

A paleta de cores é sofisticada. Tons de ocre dourado dominados pelo fundo escuro de toda a pintura. Cores suaves pintaram o rosto da Virgem. O brilho sobrenatural ao redor da cabeça do bebé é feito com muita delicadeza – a fonte de luz não é indicada em lugar nenhum, mas o cabelo está brilhando, de onde surge um halo.

Histórias de A a Z
Museu Virtual de Arte
— TEMA RELACIONADO —
 
Segunda Guerra Mundial
— O PINTOR —
Albrecht Dürer