Georg Melchior Kraus (1737-1806), Pintor

Georg Melchior Kraus (1737-1806), Pintor

 

Georg Melchior Kraus

Georg Melchior Kraus, natural de Frankfurt am Main, foi um pintor alemão. Foi co-fundador da ‘Fürstliche freie Zeichenschule Weimar’ (Escola Livre de Desenho do Principado de Weimar), com Friedrich Justin Bertuch, em 1776.

Georg Melchior Kraus foi aluno de Johann Heinrich Tischbein – o Velho, pintor, educador e empresário, e era amigo de Johann Goethe. Foi um dos artistas alemães mais famosos e populares do século XVIII.

De 1759 a 1762, Kraus trabalhou com Johann Heinrich Tischbein no seu atelier em Kassel, que mantinha ligações com a corte de Frederico II, Landgrave de Hesse-Kassel. Em 1762, viajou para Paris para estudar com o gravador Johann Georg Wille.

Durante a sua permanência conheceu o pintor Jean-Baptiste Greuze. De regresso a Frankfurt, em 1766, trabalhou como professor particular de desenho.

Dos seus notáveis alunos incluíam-se: Sophie von La Roche, Friedrich Heinrich Jacobi e Johann Wolfgang von Goethe. Em 1767, reuniu assinaturas numa petição para estabelecer uma academia de arte, mas não teve sucesso. Nos anos seguintes foi um pintor itinerante, mas manteve a sua base em Frankfurt.

Foi em Erfurt, em 1773, que conheceu Christoph Martin Wieland e Friedrich Justin Bertuch, que o apresentaram na corte de Weimar. Bertuch era o secretário confidencial do duque Karl August. Em 1774, ele e Bertuch propuseram a criação de uma escola de desenho. No ano seguinte, após contactar Goethe para o informar sobre a situação em Weimar, estabeleceu-se definitivamente.

Em 1776, quando Karl August assumiu o governo, os seus dois primeiros actos foram convidar Goethe a estabelecer o que ficaria conhecido como a “Escola Livre de Desenho do Principado”. Kraus foi nomeado Primeiro Diretor e manteve essa posição até à sua morte.

Histórias de A a Z
Museu Virtual de Arte
— TEMA RELACIONADO —
 
Segunda Guerra Mundial
— OBRAS DE ARTE NA COLECÇÃO —
 
— FILATELIA —