Terceiro Reich

Terceiro Reich

Março 5, 2021 Não Por Editor

Selo do Terceiro Reich

Depois do Primeiro Reich (ou Sacro Império Romano-Germânico), de 962 a 1806, e do Segundo Reich, de 1871 a 1918, e principalmente devido à humilhação que se traduziu com a queda do Imperador Guilherme II no fim da Grande Guerra e todas as imposições que a nação Alemã teve que aceitar incondicionalmente, Adolf Hitler alimentou o sonho de um Terceiro Reich, que acabou por impor, em 1933, depois da subida ao poder do seu Partido Nacional-Socialista. O partido ganhara supremacia eleitoral durante a confusão política que se seguiu à crise económica de 1929-1930, criadora de instabilidade e favorável ao aparecimento de extremismos.

Fundado em 1919, na ressaca do humilhante Tratado de Versalhes, que resultou da Conferência de Paz de Paris nesse mesmo ano, pelo qual a Alemanha foi obrigada a pagar indemnizações de guerra aos Aliados, a reduzir os seus efectivos militares e a abandonar as colónias, entre outras obrigações, o NSDAP (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei), partido de Adolf Hitler, depois da revolta falhada de 1923 (Hitlerputsch), decide atingir o poder por vias legais. Porém, a relativa prosperidade e estabilidade que a Alemanha conheceu entre 1924 e 1929 proporcionou fracos resultados eleitorais para os Nazis.

Serão as promessas hitlerianas de superação da grave crise económica da Grande Depressão, o repúdio ao Tratado de Versalhes (“uma facada nas costas da Alemanha”, segundo diziam) e a defesa do rearmamento alemão que cativarão gradualmente o eleitorado. Em 1932, são já a mais representativa formação partidária com assento no “Reichstag” (parlamento), ganhando expressão política com a nomeação, no ano seguinte, de Hitler como chanceler, pelo marechal Paul von Hindenburg.