“A vida de Santa Isabel da Hungria” (de Moritz von Schwind)

“A vida de Santa Isabel da Hungria” (de Moritz von Schwind)

 

Das Leben der Heiligen Elisabeth

Os panoramas desenhados por Moritz von Schwind nas sete obras da “Misericórdia Corporal” são os frescos criados em 1853/54 para a Galeria Elisabeth em Wartburg, e representam ‘A vida de Santa Isabel da Hungria‘, em especial a sua vida dedicada à beneficência e amor aos outros. Nestas pinturas realçam-se sete (7) das catorze (14) denominadas Obras da Misericórdia, em especial as sete (7) Obras Corporais (As Obras de Misericórdia Corporais, na sua maioria, surgem de uma lista feita por Jesus Cristo na sua descrição do Juízo Final. A lista das obras de misericórdia espirituais foi elaborada pela Igreja a partir de outros textos que se encontram ao longo da Bíblia e de atitudes e ensinamentos do próprio Cristo: o perdão, a correcção fraterna, o consolo, suportar o sofrimento, etc…)

As Obras Corporais são: Dar de comer a quem tem fome; Dar de beber a quem tem sede; Vestir os nus; Dar pousada aos peregrinos; Assistir aos enfermos; Visitar os presos; Enterrar os mortos.

Nesta série filatélica estão apenas representadas quatro (4) das sete (7) obras:

‘Selo da República de Weimar – Nº 351-1924’

‘Die Hungrigen Speisen’

‘Die Hungrigen Speisen’ (Dar de comer a quem tem fome) – Alimentar os famintos. O profeta Isaías admoesta isso com as palavras: “Tira o teu pão ao faminto!” (Isa. 58, 7.)

‘Selo da República de Weimar – Nº 352-1924’

‘Die Durstigen Tränken’

‘Die Durstigen Tränken’ (Dar de beber a quem tem sede) – Dar de beber ao sedento. Sobre isso, o Salvador diz: “Quem der a um destes pequeninos um copo de água fria para beber, não perderá sua recompensa.” (Mateus 10:42.)

‘Selo da República de Weimar – Nº 353-1924’

‘Die Nackten Kleiden’

‘Die Nackten Kleiden’ (Vestir os nus) – Vestir as pontas do pescoço. Sobre isso, Isaías diz novamente: “Se você vir um homem de pescoço: cubra-o e não despreze a sua carne!” (Isa. 58: 7.)

‘Selo da República de Weimar – Nº 354-1924’

‘Die Kranken Pflegen’

‘Die Kranken Pflegen’ (Assistir aos enfermos) – Visitar os enfermos. Sirach nos ensina a seguinte lição: “Não desanime de visitar uma pessoa doente, pois isso o fortalecerá no amor”. (7, 39.)

Histórias de A a Z
Museu Virtual de Arte
— TEMA RELACIONADO —
 
República de Weimar
— O PINTOR —
Moritz von Schwind